O que significam as bolas de Natal?
As Bolas de Natal têm uma origem mais profunda do que dar cor e alegria à nossa árvore de natal. Segundo a história, durante a Idade Média, o cristianismo tentou penetrar nos territórios da Europa Central e converter as pessoas que ainda adoravam os deuses pagãos.
Nisto o apóstolo alemão Bonifácio ficou encarregado de adaptar vários rituais pagãos, um deles era o adorno de freixos em meados de dezembro. Ele conseguiu adaptar este ritual a uma forma cristã, substituiu o freixo por um pinheiro ( que simboliza a vida eterna e a Santíssima Trindade devido à sua forma) e colocou as maçãs nele como um sinal do pecado original de Adão e Eva.
As bolas de natal substituíram gradualmente as maçãs e as suas cores tinham cada uma a sua simbologia. Conhece em baixo o significado de cada cor.
*Alguns dos links têm sistema de afiliado que gera uma pequena comissão se realizares uma compra através dele.
Bolas Douradas
As bolas de natal douradas simbolizam o desejo de prosperidade, riqueza, sucesso e louvor.
Bolas Azuis
As bolas de natal azuis representam orações de arrependimento. Servem como um símbolo de arrependimento por transgressões do passado. As bolas azuis estão associadas à reconciliação, eram procuradas por quem procurava reparar os seus erros.
Bolas Vermelhas
As bolas de natal vermelhas representam orações de prece. São as que melhor refletem a maçã, que também representa o pecado original do homem. O vermelho representa o amor e caridade. É uma cor quente significa também alegria, que aparece quando o amor prevalece entre as pessoas. É o tom natalício por excelência e está também associados aos desejos.
Bolas Prateadas
As bolas de natal prateadas prateadas representam orações de agradecimento. Estas bolas de Natal, que são populares pelo seu brilho e elegância, são ideais para agradecer a alguém porque refletem gratidão e humildade.
Curiosidades sobre as Bolas de Natal
Sabias que antigamente as árvores de Natal eram decoradas com frutas, flores, bengalas de rebuçado? A fruta mais escolhida eram as maçãs ou outras frutas de casca amarela, pois eram o mas próximo da cor dourada que representava também o paraíso. Segundo a mitologia grega a entrada do paraíso era protegido por ninfas que viviam num jardim com maçãs de ouro, onde também havia um dragão pronto a defender a entrada.
As primeiras bolas de Natal que apareceram eram de vidro, surgiram com a intenção de substituir as maçãs por serem perecíveis. Estas bolas em vidro foram feitas pela primeira vez em Lauscha, na Alemanha, por Hans Greiner (1550-1609). Os ornamentos originais eram apenas em forma de frutas e nozes.
Tradições antigas
Antigamente o local onde era colocada cada bola de natal também era importante, a sua posição representa uma hierarquia, quanto mais alta for colocada na árvore, maior espiritualidade representava.
A tradição da colocação de bolas de Natal na árvore também tinha simbologia com o número de bolas colocadas: 12 bolas (ou múltiplos de 12) em representação dos 12 apóstolos. Também poderiam ser colocadas 33 bolas, para lembrar a idade de Jesus. Há ainda quem coloque 24 a 28 bolas, uma a uma, de modo a acompanhar cada dia do advento.