A capital da Escócia no Natal enche-se de um encanto único! A cidade de Edimburgo é a viagem de natal perfeita para quem procura cultura e ao mesmo tempo usufruir de animações de rua e eventos de Natal.
O que visitar
Quando o Mercado de Natal de Edimburgo chega aos Jardim da Princes Street, a cidade ganha outra vida! Este mercado de Natal, e grande parte dos eventos de Natal em Edimburgo terão início a 19 de Novembro a 3 de Janeiro de 2023, nele podes provar deliciosas comidas de rua, comprar trabalhos de artesanato para oferecer, peças de decoração e andar nas divertidas diversões como a roda gigante. A entrada no mercado é grátis!
No Castelo de Edimburgo irá decorrer o “Castle of Lights” um espetáculo de luzes, nele o Rex, um leão vermelho e símbolo do castelo, irá fazer uma visita guiada para ajudar a explorar os tesouros escondidos do castelo e história ainda não contadas, que as paredes do castelo viram acontecer. Será uma experiência mágica para toda a família! Este evento irá decorrer de 19 de Novembro de 2021 a 9 de Janeiro de 2022. Podes comprar o bilhete no site do castelo.
Mas os eventos de luzes em Edimburgo não ficam por aqui, o Zoo e o Jardim Botânico também têm os seus espetáculos. No Zoo de Edimburgo até ao dia 2 de Janeiro haverá um percurso espetacular para descobrir a magia do espírito de Natal rota com projeções, luzes de fadas e muito mais. Podes comprar os bilhetes no site do zoo. Explora o Royal Botanic Gardens em Edimburgo ao anoitecer, fazendo uma caminhada pelo percurso do espetáculo de luzes, de preferência com um chocolate quente nas mãos e na companhia de alguém especial, podes comprar a entrada no site do Jardim.
A tua visita a Edimburgo no Natal não fica completa sem visitar o Palácio de Holyroodhouse, no entanto a partir de 6 de Dezembro até 3 de Janeiro, poderás explorá-lo com a ajuda de Holly e Rudy com um percurso pensado especialmente para o Natal!
Para enriquecer a tua viagem podes ainda complementar a estadia com uma visita ao Museu Nacional da Escócia que é o museu mais visitado do país. Passear pela Royal Mile, a rua que lida o Castelo de Edimburgo ao palácio de Holyroodhouse. Visitar a Dean Village, uma pitoresca vila na margem do rio Water of Leith. Subir à colina de Calton Hill que oferece as melhores vistas da cidade e belos monumentos para descobrir. Os mais aventureiros poderão sempre planear um passeio pelo Arthur’s Seat, a mais alta colina de Edimburgo, ideal para um passeio pedestre pela natureza, ou quiçá uma corrida para os fãs do running.
O que comer
Em Edimburgo vais ver Haggis por todo o lado, é habitualmente servido “com neeps and tatties”, que é puré de batata e de nabo. Esta refeição é por excelência a comida tradicional da Escócia, trata-se de uma mistura de vísceras de ovelha, cebola, temperos e aveia, normalmente cozida dentro de uma bexiga de ovelha. Embora a sua composição possa ser um pouco “estranha” a Equipa do Melhor do Natal já provou e considera-a bastante saborosa! É sem dúvida um prato obrigatório se viajares até aqui.
Outra refeição tradicional imperdível é o pequeno-almoço Escocês, ele difere um pouco da versão britânica porque inclui o tradicional haggis, junto com morcela, salsicha, bacon, ovos, cogumelos e um tomate grelhado, junto com um scone de tatties (batata).
Fish And Chips é um daqueles pratos que podes encontrar em qualquer sítio das ilhas britânicas, se ainda não o provaste podes também fazê-lo em Edimburgo!
Já aqui contamos que o Haggis é prato nacional, no entanto podemos considerar que existe uma alternativa não oficial e bem pouco convencional, ele é a barra de Chocolate Mars frita… exatamente isso que leste! Podes encontrar esta iguaria em diversos estabelecimentos em Edimburgo.
Há também alguns restaurantes em Edimburgo conhecidos pelos seus próprios pratos como o Oink, com a sua famosa sandes de porco desfiado, DELICIOSA! Outro conhecido restaurante é o Wings, famoso pelas suas diversas variedades de asas de frango fritas, com uma boa relação qualidade/preço.
Ao visitares Edimburgo no Natal podes ainda desfrutar de diversas opções de street food no mercado de Natal, como folhados de salmão fumado com molho de tártaro, hot dogs estilo alemão, hambúrgueres, christmas balls (são parecidas com os nossos sonhos de Natal, acompanhado com cobertura de maçã e canela ou chocolate). Há muitas opções de comidas no mercado de Natal de Edimburgo, difícil será mesmo escolher!
Como ir e Onde ficar
As viagens de Portugal para Edimburgo, Escócia estão ao alcance de qualquer um pois os 3 aeroportos tem uma boa oferta de voos, low cost e não só.
Edimburgo é uma cidade que facilita em andar a pé pois todos os melhores sitios para visitar estão a “walking distance” por isso o nosso conselho é que tentes ficar o mais perto do centro da cidade velha de forma a não perderes tempo e energia em deslocações. Os preços sao bastante acessiveis e tens uma grande oferta desde abnbs e hostels a hoteis de 5 estrelas.
Pensamos em breve trazer uma panóplia de alojamentos para te ajudar a escolher.
Curiosidades / Observações
– És fã no Harry Potter? A autora escreveu muitos dos livros enquanto morava na cidade, em locais como Elephant House e Balmoral Hotel. Podes também visitar locais das filmagens do filme como o GreyFriars Kirkyard e Victoria Street.
– O personagem Scrooge do Conto de Natal de Charles Dickens foi inspirado numa lápide em Edimburgo de um velho negociante de milho, Ebenezer Scroggie. O autor do livro leu erradamente a inscrição de “Mealman” (homem das refeições) por “Meanman” (homem mau), e assim uma lenda literária nasceu por uma inspiração que surgiu graças a um engano de leitura.
– Edimburgo é também conhecida como uma das cidades mais assombradas do mundo. Esta fama deve-se também muito à praga de 1645, as vítimas foram supostamente colocadas em quarentena e deixadas para morrer na rua, que foi então coberta e deixada ao abandono por muitos anos.
– O Arthur’s Seat foi em tempos um vulcão e o Castelo de Edimburgo foi construído em cima de um vulcão extinto.
Partilhe esta ideia para uma viagem de Natal
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp