Não e esqueça de incluir a comida no teu orçamento de Natal! Em baixo estão seis maneiras de desfrutar de uma maravilhosa ceia de Natal económica.
Como economizar na ceia de natal:
- Define um orçamento e cumpre-o
Sabemos que no Natal conseguimos cometer facilmente alguns exageros. Neste sentido recomendamos que decidas com antecedência o quanto estás disposto a gastar em presentes, comida e entretenimento.
Observação: paga em dinheiro e não em cartão para te certificares que te manténs no teu orçamento.
- Menu simples com ingredientes da época
A ceia de Natal não precisa ser um evento Gourmet. Seja um assado ou uma refeição simples, podes também tenta utilizar frutas e legumes desta altura do ano como a romã, diospiros, laranjas, maçãs, abobora, agrião, batata doce, couves e nabiças. Irás conseguir certamente criar algo deliciosa sem custar uma fortuna!
- Planeia o menu com antecedência e cria a lista de compras
Senta-te a escrever o teu menu de Natal como tudo! Desde bebidas e petiscos até sobremesas e café… Depois escreve outra lista com os ingredientes de tudo o que vais precisar para o dia. Fazer isto poderá ajudar-te a decidir se o teu plano de menu se encaixa no seu orçamento. E se o fizeres com antecedência podes conseguir aproveitar as promoções e assim conseguires abastecer-te com os ingredientes que tens na tua lista a um preço mais reduzido.
O peixe e a carne podem ser comprados com antecedência e congeladas. Os ingredientes para as entradas, sobremesas e até as bebidas podem ser comprados com desconto e armazenados para utilizar no Natal.
Sabe mais como planear a ceia de Natal com a nossa Check list de Natal!
- Atenção às porções
É bastante comum preparar comida a mais e servir comida a mais no prato. Para evitar o desperdício de comida, cozinha e opta por servir pequenas porções. Os convidados podem repetir sempre que quiserem. No final a comida que sobrar podes sempre consumir nos dias seguintes ou congela-las para comer mais tarde.
Se te sobrar bacalhau da ceia de Natal podes reaproveita-lo fazendo esta receita de ovos mexidos com bacalhau e broa.
- Cozinhar do zero
Comprar comida já feita economiza tempo, mas esta não é uma opção amiga da carteira. Economiza fazendo a tua própria comida e doces de Natal. Compra frutas e legumes frescos da estação e fá-los tu mesmo.
- Cada convidado/família traz um prato
Isto significa que não só a preocupação de organizar uma grande ceia de Natal não recai sobre apenas uma pessoa nem deve de ser motivo de vergonha pedir ajuda! No entanto o ideal é cada família ou convidado escolher o que vai trazer de forma a evitar-se pratos repetidos.
Para uma ceia de Natal económica basta planeá-la com antecedência para evitar exceder o teu orçamento – mesmo que seja para um grande grupo de pessoas. Planeia, compra comida com antecedência para aproveitar as promoções e cozinhe alimentos simples e terás uma maravilhosa ceia de Natal simples e económica.